Conheça Serafina Corrêa

16 novembro 2013

            Olha um post de turismo geeente! Resolvi mudar um pouco e falar sobre turismo e vou começar falando sobre minha cidade. Depois pretendo falar sobre as principais cidades turísticas do Rio Grande do Sul.
            Então, Serafina Corrêa é uma cidade de um pouco mais de 15 mil habitantes e fica entre vales e montanhas no Nordeste do estado do Rio Grande do Sul. A agropecuária e as industrias são a base da economia local. É uma cidade bem pequena e não tem muita coisa para se contar, basicamente é uma cidade de interior, calma, sem aquele movimento horrível de cidade grande.
            Serafina foi colonizada por italianos por volta de 1875. Inicialmente se chamava linha 11 e pertencia a Guaporé (cidade vizinha), apenas em 1960 Serafina se separou de Guaporé e tornou-se uma cidade. O nome Serafina Corrêa é uma homenagem a Dona Fifina, como era carinhosamente chamada. Ela casou-se com Vespasiano Rodrigues Corrêa (nome de outra cidade aqui perto) e faleceu em 1945 no Rio de Janeiro. Os restos mortais de Dona Fifina estão em um mausoléu feito no centro da cidade.
            Passando essa parte chata, vamos aos pontos turísticos de Serafina. Como já mencionei, a cidade foi colonizada por descendentes de italianos, e não poderia faltar monumentos em homenagem a Itália. No centro da cidade temos:

La nave degli immigranti: Esse é um monumento que homenageia nossos descendentes. Não sei se ainda tem, mas tinha uma placa com os dizeres "Homenagem ao Poder executivo e legislativo e do povo de Serafina àqueles que, deixando seu solo pátrio atravessaram o oceano atlântico e aqui aportaram, fazendo de sua epopeia uma das páginas mais lindas de sua história universal, enriquecendo a Pátria Brasileira com sua cultura, trabalho e perseverança."


Mausoléu: Como eu já mencionei, foi construído em homenagem a Dona Fifina um mausoléu no centro da cidade. Ali jaz os restos de Serafina Corrêa. Na placa os dizeres "Na certeza de que um povo se faz pelo amor, união, cultura e trabalho, a figura de Dona Fifina ergue-se na história de Serafina Corrêa, com o porte de uma estátua, isto é, para sempre" palavras de Mário Quintana.


Via Gênova: Com certeza a minha preferida. A Via Gênova é uma rua onde foram construídas réplicas do Castello di Marostica, Casa di Romeo, Casa de Giulietta, La Rotonda, e gente é muito lindo. Um dos castelos virou um pub, um é uma boate, o outro é uma loja e o outro é um salão beleza com uma lojinha também. 

Castelo di Marostica, é uma lojinha (tem muita coisa bonita por sinal).
La Rotonda, embaixo loja e encima salão de beleza (eu acho).
Castelo do Romeo, é um pub.
Esse é o castelo da Giulietta, atualmente é uma boate.
            É uma cidade bem pequena, não temos muita diversão noturna. Durante a semana a cidade é bem parada, nada de shows no pub ou festas na boate, tudo ganha vida no final de semana. A diversão dos jovens é a boate e o pub, na boate só entram maiores de 18 e no pub é liberado porém só tem algo interessante nas sextas feiras (e eu não curto ir lá, então o jeito é ficar em casa).
            Nossa cidade está preparando uma feira que chama FEAGRICS, vai acontecer nos dias 14, 15, 16 e 17 e é uma feira agroindustrial, comercial e de serviços. São cerca de 100 espaços onde os comerciantes locais expõem seus produtos e serviços. 

            Bom, é basicamente isso. Não tem muito o que dizer de uma cidadezinha do interior onde todo mundo é fofoqueiro (falo mesmo) e sabe tudo da vida de todo mundo. Aqui as vovós fazem crochê e falam italiano, temos café colonial, jantar dançante, CTG, trajes tradicionalistas e somos um povo muito hospitaleiro. Venham me conhecer!!!!! Espero que tenham gostado de conhecer um pouco da minha cidade.
            PS: sempre posto fotos de Serafina no meu instagram, segue lá @amandasomacal.



2 comentários:

  1. POXAAA, você mora perto de mim! hahaha eu moro em Bento Gonçalves, não sei se você conhece, mas creio que seja perto de Serafina, porque tô sempre ouvindo as pessoas daqui falarem a respeito.. Enfim, tô bem ligada em como é essa coisa de cidade pequena sem nada pra fazer e gente falando da vida de todo mundo hahaha mas a tua cidade é bem bacana, achei linda a arquitetura dessa Via Gênova, gostaria de ir um dia ver hehe

    Beijos,
    http://www.infinitanowhere.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol. Conheço e ADORO Bento, inclusive estarei ai nessa sexta-feira. Venha conhecer minha cidade, aposto que vai gostar da Via Gênova vista ao vivo já que as fotos que postei são um pouco velhas :/
      Beijão!!
      Amanda

      Excluir