Dica de livro: Grogue/Toni Brandão

26 fevereiro 2014


A dica de hoje é o livro Grogue, de Toni Brandão. Nesse primeiro bimestre o professor de português passou um trabalho pra sala, que é ler algum livro da biblioteca da escola. E fui uma pessoa feliz na escolha, hehe, muitas pessoas não gostaram do livro que pegou. Já li o meu livro e apenas amei. Nunca tinha lido um livro de  um escritor brasileiro, e sempre ficava com receio de que a história não seria tão legal comparado a de um escrito estrangeiro. Mas enfim, o livro é muuuito bom e precisava vim compartilha com vocês.

Greg mora com os pais Gregório e Eva. Greg ficou com Lala. Mas namora Bia. Bia descobre. Greg vai até a casa do amigo Luca, lá conhece Branca, gosta do que vê. Volta pra casa. Greg na calçada, de longe vê algo vindo até ele. Bia arremessa um capacete de ciclista do oitavo andar na cabeça de Greg, descobriu a traição. Francisco, o porteiro do prédio leva Greg ao hospital mais próximo. Bia preocupada vai junto. Greg leva nove pontos na testa. Termina com Bia. Bia promete que vai até o ultimo capitulo com ele. Greg ignora. Grogue aparece. Fala pro Greg voltar com Bia, mas ele não quer. Ela faz mal a ele, mas nem todos pensa assim, mas sim ao contrario. Greg canta no Aeroanta junto com Luca e Branca. Sente saudade dos velhos tempos com a banda os Bons Meninos. Grogue volta. Retorna a falar para Greg voltar com Bia, e esquecer Branca, e parar de pensar em voltar a tocar. Foco na carreia como atleta. Greg quer trancar a faculdade. Mas pensa duas vezes antes de fazer isso.
 Bia pede Greg em casamento através de um anuncio. Greg sabe que se casando com Bia sua vida vai ser melhor. Nono capitulo. Grogue aparece novamente. Será que está feliz que enfim conseguiu o que queria? Bia e Greg se casando? Não, não está. Está triste e temeroso, mas está seguro com a vida que vai ter se casando com Bia. Carro, Ap, trabalho, Havaí. Mas também descontente pois isso não é o que Greg quer. Porém pensa em seu futuro. Dia do casamento. Greg está despreocupado com a festa, o casamento. Não é a pessoa com a qual gostaria de se casar. Greg pensa em Branca, no dia do show no Aeroanta. Seu nome, o primeiro da lista. Será que Branca fez isso porque estava pensando nele, ou os nomes estavam por ordem alfabética? Greg no altar. Bia diz sim. Vez de Greg. Greg diz não. Todo ficam espantados. Greg vai até a casa de Branca. Branca fica feliz em vê-ló, já estava prestes a mudar de história. E Grogue? Bom, ele terminou com Branca, decido no que queria fazer, em seguir seus sonhos. Sem medos.


Observações: Sim, o livro é confuso, mas só no começo, depois você vai pegando o jeito. Grogue é Greg, Greg é Grogue. Grogue é a 'consciência' de Greg, que veio para ajudar ele na vida confusa que ele estava tendo. Grogue só aparece para Greg quando ele pensa em si mesmo. Confuso, não?! Recomendo muitíssimo que vocês leem, como já disse é muuito legal. A história é contada em 3º pessoa, mas é como se Greg, Bia, Branca, Eva, soubesse que eles estavam fazendo parte de um livro. Fala de Greg: 'Tem uma história sendo contada. Não é das melhores, é verdade. Mas o meu papel é o principal.' Aah,é a pontuação foi proposital, ok? pois no livro é assim.
Não entenderão bulhufas nenhuma do que disse sobre o livro? Então apenas leia. Tenho quase certeza de que vocês vão gostar da leitura, assim como eu. E se por acaso alguém ler, ou já leu, meu conte o que achou sobre a leitura.  Bom, a dica de hoje é essa, espero que tenham gostado. Beijos e até. 

7 comentários:

  1. parece ser ótimo! fiquei com vontade de ler!

    decottiblog.com

    ResponderExcluir
  2. Parece ser ótimo!! E não sei porquê tive a impressão de ser meio engraçado por causa da parte do capacete de ciclista, mas não sei né HSIUAHSIAUHS Vou ver se tem na biblioteca da minha cidade!! :D Blog Rainha da Simpatia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, é, ele tem umas parte engraçadinhas. Espero que encontre e depois me diga se gostou. :)) Beijos

      Excluir
  3. Muito Bomm!
    Trabalho de Escola tbm!
    Vou Apresentar o Livro Amanhã!
    *-* #Ameii

    ResponderExcluir
  4. Li gostei, é um dos meus favoritos!

    ResponderExcluir