ENEM: dicas para você mandar bem

22 outubro 2013


          O post de hoje é referente ao ENEM. A prova será feita no dia 26 e 27 de outubro, as duas provas juntas totalizam 180 questões e mais a redação. Só é permitido fazer a prova com caneta PRETA e de embalagem transparente, nada de lápis, borracha e caneta azul, prestem atenção nisso gente, e uma dica é levar pelo menos 2 canetas, vai que uma falhe ou alguém precise de ajuda (sempre bom ajudar né, eu levo três sempre). Você pode sair do local da prova 2 horas depois do início da mesma, porém se quiser levar o caderno de perguntas você tem que ficar até o final (ou sair antes dos 30 últimos minutos).
          Uma hora depois do fim da prova, o site oglobo.com fará a conferência da prova juntamente com a resposta, então é bacana levar o caderno pra casa e fazer a conferência no mesmo dia, já dá pra ter uma noção de quantas você acertou.

          Dica de amiga: Esse ano, esse mês na verdade, Vinícius de Moraes completou 100 anos, leia sobre as principais obras do autor, sobre sua vida, entenda um pouco sobre ele. Com certeza vai cair alguma coisa no ENEM relacionado a Vinícius de Moraes, pode ser pouca coisa, mas é sempre bom conhecer.

          "Amanda, pode levar água no dia da prova?" Pode sim gente, só tem que tirar o rótulo. "E comida, pode?" Isso depende muito, tem lugares que não permitem, mas eu já li em grupos do facebook que pessoas já levaram até McDonalds no dia da prova. Na escola em que eu faço pode levar barra de cereal ou chocolate, mas tem que tirar da embalagem e deixar encima de um guardanapo. Isso varia muito. Os fiscais que ficam na sala de olho na gente são instruídos a não deixar, mas eles acabam deixando (se são legais). 
          
          Dica de amiga: Não dê aloka e beba muita água, você terá vontade de fazer xixi, ok eles levam a pessoa até o banheiro e ficam de olho (sim, eles ficam de olho), mas é meio tenso sair da sala no meio da prova, todo mundo te olha e dá vergonha.  

          Na redação:
- Tenha um posicionamento, se você é contra ou a favor daquela determinada coisa. 
- Antes de começar a escrever crie tópicos, pegue o seu tema e escreva um tópico (pode ser uma palavra só) sobre o dito, algo relacionado a ele. Isso ajuda muito a ter ideias, se você começar a escrever direto vai chegar um momento que a inspiração vai cessar, tendo muito conteúdo a mão você pode dissertar sobre cada um deles.
- Não esqueça de propor uma solução para o problema que eles estão dando. Durante a redação você levanta os problemas do assunto em questão e as soluções para o mesmo. Você vê o lado bom e o lado ruim. 
- Lembrem-se que uma dissertação tem 4 pontos principais: Introdução (onde você vai dizer resumidamente sobre o que vai tratar no texto e explicar um pouco sobre o assunto), desenvolvimento (aqui entram os tópicos que falei anteriormente, escolha três e disserte sobre eles, seja convincente, mostre que você entende do assunto), conclusão (nesse parágrafo você vai propor as soluções para determinado assunto) e título (não esqueçam do título).
- Letra legível pelo amor de Deus. Não precisa pular uma linha entre o título e o texto, vale lembrar isso também.

          Dica de amiga: No domingo, dia da redação, nada de pegar o caderno de perguntas e começar por ele. Comece pela redação. É estranho, eu sei, mas é mais fácil chutar as de múltipla escolha do que a redação. Mas não se detenha apenas na redação, faça o que você consegue, se faltar ideias vá para as perguntas e depois você volta. Lembrando que a redação vale 50% da sua nota.

          Temas que podem cair na redação:
- A influência da Primavera Árabe nos protestos brasileiros.
- Juventude e as transformações sociais.
- Os jovens e as incertezas do futuro.
- As transformações sofridas pelo Brasil em decorrência da Copa do Mundo.
- Envelhecimento da população no século XXI.
- A importância da água para a humanidade.
- Supervalorização do corpo.
- Identidade do povo brasileiro.
- Programa nacional Mais médicos/ Acesso da população à saúde.
- Centenário de Vinicus de Moraes.

          Dica de amiga: Sei que o nosso futuro está em jogo (dramática), mas fique tranquila no dia da prova, dura bem e bastante, não se mate estudando na última hora porque não vai adiantar nada. Fique tranquila, faça tudo com calma, você tem tempo. Nada de fazer tudo rapidão pra sair logo. E boa sorte pra gente!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário