Dicas e organização da minha estante

07 outubro 2013

          Olá meninas. Não é novidade que meu principal assunto aqui no blog é livros e isso faz com que os meus posts demorem pra sair. Durante as próximas duas semanas vou fazer posts TODOS os dias e de assuntos variados, eu espero que vocês curtam e vamos lá, estou voltando com tudo. 

          O post de hoje é sobre os meus livros e dicas de como cuidar deles. Eu adoro comprar livros, sou consumista e me dá muito prazer pagar um boleto, porém tenho me controlado já que estou sem trabalhar e dependo do dinheiro que meus pais me dão. Mesmo assim, sempre sobram umas moedas que eu vou juntando e quando vejo já tenho o dinheiro necessário. Minha última aquisição foi “Contos de Beedley, o Bardo” de J.K Rowling, estava namorando esse livro já fazia um tempão e quando sobrou um dinheirinho eu comprei. 


           Dica 1: Você deve tirar o pó da sua estante ou o lugar onde os guarda toda semana, e pelo menos uma vez por ano deixe eles encima da cama com as janelas abertas ou até em uma coberta na sacada, é bom deixa-los arejar um pouco para que não fique com aquele cheiro de mofo.
          Comprei uma estante (que não era para ser dessa cor, mas tudo bem) e acomodo meus livros nela e confesso que está começando a faltar espaço, tenho mais uma dessas prateleiras pra por mais alguns livros, mas depois não sei o que vou fazer. A primeira prateleira eu deixo para meus livros do Harry Potter (está faltando um que eu emprestei para uma amiga), meus CDs do Nickelback e um do curso de inglês, e ali no canto tem uma agenda perdida.


          Dica 2: Não guarde seus livros deitados, a pressão de um sobre o outro faz com que a uma capa "cole" na outra e quando você for tirá-lo pode danificar. Guarde sempre de pé, ocupa mais espaço, mas é o jeito certo.
          Não tenho um critério para separar meus livros, a única coisa que eu faço é separar os lidos dos não lidos, assim eu sei o que falta ler e me conscientizo de que não devo comprar mais nenhum até ler aqueles. Nessa foto os cinco da direita são os que eu devo ler. O último é o que eu estou lendo. 


          Dica 3: Evite comprar muitos livros. Estranho, eu sei, mas quanto mais livros você comprar, mais difícil vai ficar de dar conta para ler todos antes da próxima compra. Compre dois por vez e quando estiver terminando o 2° compre novamente. A menos é claro que ocorra alguma promoção, nesse caso você DEVE comprar muito.
          Sempre que estou lendo e aparece alguma frase legal que eu gostaria de lembrar pra escrever junto das resenhas literárias que faço para o blog, eu anoto em post its a frase inteira ou marco a página com esses de setinha. (Post its: R$ 2,50 de 50 unidades. ‘Setinhas’: R$ 8,50 de 200 unidades.) Tem gente que usa um caderno para anotar as frases que gostou, é bom também, mas os post its são pequenos e não ocupam espaço dentro da bolsa.


          Dica 4: Não compre livros para ter, compre porque você gosta de ler. Não dê bola para as pessoas que dizem que 50 tons de cinza não é literatura de qualidade, você lê o que bem entender, o que importa é ler e não o que você está lendo.


          Dica 5: Quando sair de casa leve um livro junto, ao invés de ouvir música no ônibus, leia um capítulo. Às vezes é difícil se concentrar na história, eu sei, o barulho incomoda, mas tente. Não comece por livros de 700, 800 páginas, pegue um pequeno e tenha gosto pela leitura. 

          E aí gente, gostaram? Guardam seus livros assim? Tem alguma dica a mais? Algumas pessoas guardam os livros dentro de saquinhos plásticos para que não pegue poeira, é uma boa dica, mas se certifiquem de que o ambiente não seja muito quente, se não o saquinho vai suar e molhar seu livro. Gostam de posts assim?



Nenhum comentário:

Postar um comentário