Resenha literária: Extraordinário

07 setembro 2013

         Olá gurias. Hoje vim falar de um livro que eu acabei de ler faz uns cinco minutos e senti que precisava vir correndo falar sobre ele. Se chama Extraordinário e a autora é R.J Palacio. Vocês já leram?
         Acredito que a primeira coisa que eu preciso dizer é que o livro de fato é extraordinário. Conseguiu me prender desde o primeiro capítulo, consegui imaginar cada cena como se um filme estivesse passando na minha cabeça.
Extraordinário         Quem já leu minhas resenhas sabe que eu detesto contar a história, mas dessa vez preciso só falar do que se trata. O livro fala de um menino 'deformado' (não gosto de usar essa palavra para definir August, mas eu não sei como explicar sem ficar longo e cansativo). Ele tem um tipo de anomalia rara que deformou seu rosto. Portanto, tudo na vida de August é diferente do resto das crianças da sua idade. Ele não vai a escola, não tem muitos amigos e prefere não sair de casa. A mãe de Auggie decide que está na hora de pôr o garoto no colégio.
         Nesse livro eu pude perceber o quanto somos rudes quando nos deparamos com pessoas diferentes, com alguma doença ou até com um tipo físico diferente do que costumamos ver. Percebi o quanto uma pessoa pode ser cruel e muitas vezes nem perceber. Quando entramos na escola estávamos assustados, era um mundo novo, não tínhamos amigos e era difícil não ter nossa mãe por perto. Muitos de nós (inclusive eu) sofremos bullying na escola por sermos diferentes (eu era gordinha) e isso deixou marcas profundas. No livro de R.J Palacio eu pude relembrar como eu me sentia quando isso acontecia comigo e várias vezes me coloquei no lugar do personagem.
         Ao meu ver esse livro não é apenas mais um pra por na estante e esquecer, eu aprendi muitas coisas, anotei vários trechos e me encantei com o livro. Não apenas com a escrita, mas também com o modo que ele foi dividido. Um capítulo por personagem (os principais) e dentro dessa capítulo vários outros sobre vários acontecimentos. Não sei se ficou claro, mas é isso.

“Minha mãe me abraçou mais apertado, se inclinou e deu um beijo no alto da minha cabeça. - Eu que agradeço, Auggie - respondeu ela. - Pelo quê? - Por tudo o que nos deu. Por entrar nas nossas vidas. Por ser você. Inclinou-se de novo e sussurrou em meu ouvido: - Você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário. ” 

         Se você tiver a oportunidade de ler Extraordinário, leia. Conselho de amiga. Não é um livro romântico como todos os outros que eu costumava ler e o melhor, ele te faz pensar em algumas ações do seu dia-a-dia. É o 2° livro que eu leio esse ano que fala sobre SER GENTIL (o outro foi O lado bom da vida, já tem resenha dele aqui no blog). Leiam e se apaixonem!!!!

4 comentários:

  1. Eu gosto de livros desse gênero, mas não é sempre que posso lê-los, por que um livro geralmente mexe muito comigo!
    Então eu escolho momentos oportunos, rs sabe, quando estou de bom humor, leve, suave, tranquila, por que se eu ler próximo à minha tpm, é capaz de cortar meus pulsos, por que me entrego mesmo à leitura.
    Adorei conhecer seu blog e a resenha.

    Beijos
    Camila Leite
    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser muito emocionante, aquele tipo de leitura que nos leva a reflexão, gosto de livros assim.

    http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir